sábado, 5 de outubro de 2013

PLANTE ESSA CAUSA NACIONAL – SUSTENTABILIDADE NO GARANDELA




Fui procurada nesta semana por Thaís Alessandra, da Ikebana Flores, que me falou sobre este belíssimo projeto que está em andamento em defesa da Serra do Garandela em Minas Gerais.

Além de propiciar o reflorestamento de espécies nativas da Mata Atlântica, este projeto atua em favor da criação do Parque Nacional do Garandela, ameaçado principalmente pela extração de minério de ferro.

Leiam abaixo o texto redigido pela própria Thaís para saberem mais informações. Ajudem, divulguem, participem!







Distribuída entre as Serras do Caraça e Piedade, em meio aos municípios de Barão de Cocais, Caeté, Santa Bárbara, Rio Acima, Raposos e Itabirito, a Serra do Gandarela é a segunda maior floresta de Mata Atlântica de Minas Gerais, refúgio de um gigantesco recurso hídrico que unifica as Bacias Hidrográficas dos Rios Doce/Piracicaba e São Francisco/Rio das Velhas. Estimada como a maior extensão de cangas ferruginosas do Brasil, Gandarela está ameaçada pela exploração do minério de ferro que está devastando os seus biomas e o Rio das Velhas, responsável pelo abastecimento de 60% de Belo Horizonte.

Diante do quadro de devastação que recai sobre essa região, o Movimento Águas do Gandarela e seus apoiadores lutam por uma unidade de preservação, o Parque Nacional, projeto analisado há dois anos pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ação defendida pela floricultura bh online Ikebana Flores que está informando as pessoas a respeito do prenúncio que está incidindo sobre esse santuário natural e solicitando diversos internautas que ao se identificaram com a causa “Plante uma Árvore” divulguem, pois toda postagem se tornará uma muda endêmica plantada na Serra do Gandarela em nome do colaborador.

Na primeira fase da campanha iniciada em janeiro, cerca de 100 mudas foram plantadas em nome de todos os internautas que semearam essa causa. O próximo plantio está marcado para outubro, segundo o cronograma organizado pela floricultura. Quer saber mais? http://www.ikebanaflores.com.br/blog/monitoramento-do-plantio-realizado-em-janeiro/

Desde o início da campanha, a flora também está doando mudas típicas do cerrado (ipê amarelo, ipê branco, sucupira, pata de vaca, tamarindo e peroba), basta vir a Av. Getúlio Vargas, 1697, Savassi; de 2ª feira a 6ª feira, no horário de 10h00 as 19h00.  

*Crédito: Thaís Alessandra,


Vejam também a divulgação do projeto do Ikebana Flores promovido pelo SOS Mata Atlântica.

O Programa Terra da gente, da Rede Globo, fez uma publicação sobre o projeto. Leiam aqui.

Acessem o link da campanha e ajudem a divulgar.