Algumas boas novas tem acontecido em relação à criação e melhorias das nossas Unidades de Conservação. Abaixo estão alguns exemplos:
- Uma imensa área de restinga na Região dos Lagos - a APA de Massambaba - terá agora plano de manejo com a intenção de melhorar a gestão desta área, protegendo suas dunas, lagoas, manguezais, brejos, e morros cobertos de Mata Atlântica. Esta APA localiza-se nas regiões de Saquarema, Araruama e Arraial do Cabo.
- O Parque Municipal Ecológico da Prainha, no Rio, será reflorestado. Serão plantadas no local, com participação direta da comunidade, cerca de 7 mil mudas de ipê roxo, ipê amarelo, andá-açú, aroeira, capororoca, entre outras espécies nativas da Mata Atlântica.
- Foi criada a Reserva Extrativista de Cassurubá, no sul da Bahia, perto de Abrolhos.
- Teresópolis terá o maior parque municipal do Rio - o Parque Municipal Montanhas de Teresópolis será a maior unidade de conservação municipal de estado. A criação de um parque desse tipo faz parte de um esforço para a preservação da Mata Atlântica que irá unir o Parque Estadual dos Três Picos (que abrange Teresópolis, Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Silva Jardim e Guapimirim).
- Parque Nacional de Itatiaia - o primeiro da história do país (tem 72 anos) acaba de ganhar uma série de medidas para a sua revitalização. Dentre elas, a inderdição de carros, o estímulo à prática de arvorismo e canoagem e a criação de um centro universitário de estudos sobre biodiversidade. O Ministro Carlos Minc quer transformar a unidade em modelo a ser seguido por outras áreas protegidas brasileiras. (texto adptado do Jornal O Globo, 2009)
Nenhum comentário:
Postar um comentário