Produção de sentido
A Igreja Católica, renovada pelo Concílio Vaticano 2º, suscitava militantes, imbuídos de fé e idealismo, por meio da Ação Católica e da Pastoral de Juventude. Queríamos ser homens e mulheres novos. E criar uma nova sociedade, fundada na ética pessoal e na justiça social.
As novas tecnologias de comunicação provocam a explosão de redes sociais que, de fato, são virtuais. Vigora atualmente um descompasso entre o que se vê e o que se quer. Há uma multidão de jovens que deseja apenas um lugar ao sol sem, contudo, se dar conta das espessas sombras que lhes fecham o horizonte.
Quando não se quer mudar o mundo, privatiza-se o sonho modificando o cabelo, a roupa, a aparência. Quando não se ousa pichar muros, faz-se tatuagem para marcar no corpo sua escala de valores.
Não fomos criados para ser carneiros em um imenso rebanho retido no curral do mercado. Fomos criados para ser protagonistas, inventores, criadores e revolucionários. De onde beber esperanças lúcidas se as fontes de sentido parecem ressecadas?
Parecem, mas as fontes estão aí, a olhos vistos: a espiritualidade, os movimentos sociais, a luta pela preservação ambiental, a defesa dos direitos humanos, a busca de outros mundos possíveis.
Por Frei Betto, publicado em Envolverde, maio/13
Notícias recentes:
• Jovens mostram suas soluções para os desafios ambientais em conferência da ONU (ONU BR, fev/13)
• Jovens convidam professores a adotar a Campanha Escola Sustentável (EcoD, mar/13)
• Alunos de Oceanografia da UERJ participam de Trote Ecológico em Copacabana (Agência Brasil, abr/13)
• Jovem egípcia cria maneira de transformar plásticos em biocombustível (EcoD, abr/13)
• Geração Y é menos dependente de carro, expõe pesquisa (Akatu, abr/13)
A história de um poeta, visionário, um jovem à frente do seu tempo. Inquieto com as injustiças sociais, rebelde, espírito questionador, este cara ainda é fonte de inspiração pra mim. Modelo de coragem e atitude! Não deixem de assistir!
Nenhum comentário:
Postar um comentário