domingo, 31 de outubro de 2010

Europa ajudará Estado do Rio a adotar modelo de gestão e reciclagem do lixo

O Rio de Janeiro caminha para a adoção de um modelo de gestão de resíduos baseado na experiência bem sucedida de mais de 20 anos da Europa. É que durante 0 5º Seminário do ProEurope (Organização Europeia de Recuperação de Embalagens) ocorrido no início de outubro, autoridades europeias expuseram a dirigentes de órgãos ambientais fluminenses o interesse em ajudar o estado na implementação do projeto que engloba empresas de reciclagem de embalagens em 30 países da Europa, mais o Canadá. Graças ao sistema, em 2009 forma recolhidas e recicladas 32 milhões de embalagens, evitando a emissão de 25 milhões de toneladas de CO2 equivalente. Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos as empresas precisarão se responsabilizar pelos seus resíduos. A nova legislação introduziu a logística reversa, que determina que empresas recolham embalagens usadas. Na Europa, isso já é feito desde 1994.

A criação da Sociedade Ponto Verde (SPV) de Portugal (entidade sem fins lucrativos), fundada há 14 anos, teve peso decisivo para mudar o panorama: a meta para 2011 é reciclar 55% de embalagens do mercado português, com metas específicas para cada tipo de material.

Enquanto o Rio estuda um modelo, o governo português vai implementar, ainda este ano, uma espécie de bolsa de valores de resíduos. A ideia é criar um mercado de compra e venda entre empresas de insumos que, teoricamente, iriam parar em aterros sanitários. O objetivo é dar visibilidade para que determinados resíduos possam virar matéria-prima, combater o comércio ilícito de resíduos, a evasão fiscal e, sobretudo, pela preocupação ambiental. (Texto adaptado do Jornal O Globo - out/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário