domingo, 17 de fevereiro de 2013

Rede Rebia de Comunicadores e Jornalistas Ambientais Voluntários (REBIA JA)





REDE REBIA DE COMUNICADORES E JORNALISTAS AMBIENTAIS VOLUNTÁRIOS

Nem todos nós temos preço, felizmente, muitos de nós são movidos por valores. E isso faz uma enorme diferença, principalmente numa sociedade de consumo que espera que tudo e todos tenham preço, pois se não pode ser comercializado, então não vale a pena nem perder tempo com o que não pode dar lucro financeiro. Triste para uma sociedade que chega a este ponto, mas é uma realidade.

Felizmente, muitos de nós, pessoas e organizações, não pensam assim, e não se submetem ao Deus Mercado. Felizmente.

A REBIA é uma dessas organizações, sem preço, nós, seus membros e fundadores, por que escolhemos ir na contramão desse mercado. Reconhecemos o valor e a importância do consumo justo, solidário, mas repudiamos o consumismo perdulário, injusto, egoísta, desperdiçador de recursos.

Mas, para este mercado, tudo tem seu preço, e o nosso é ser boicotado por Planos de Mídia que nos ignoram, numa tentativa de calar a nossa voz ou de pelo menos dificultar o alcance de nossa influência na sociedade. É da regra do jogo do mercado, e já devíamos esperar por isso. Ainda assim, resistimos. A mídia Ambiental, de uma maneira geral, é uma mídia de resistência.

Em vez de nos lamentar, sentar na beira do caminho e desistir, resolvemos arregaçar as mangar e nadar, ainda que contra a corrente do consumismo suicida. Neste contexto surgiu a REBIA e agora, criamos a Rede de Comunicadores e Jornalistas Ambientais Voluntários, para reunir e fortalecer todos aquelas pessoas, veículos de comunicação, organizações, parceiros, profissionais das áreas da comunicação e da propaganda e também das demais áreas do conhecimento humano, que compartilham dos mesmos ideais e reconhecem a importância estratégica de oferecer informação e valores para a sustentabilidade diferente dos que conduziram a humanidade à beira deste colapso civilizatório, ambiental, social, moral e ético.

Para formar esta rede, atuaremos de duas maneiras, por demanda espontânea, de todos os que já compartilham conosco dos mesmos propósitos, e que bastam se cadastrar nos sites da REBIA, e por demanda induzida, através dos Cursos de Comunicação e Jornalismo Socioambiental para a Sustentabilidade, cujo primeiro deverá acontecer em breve, numa parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, com o nome de CURSO DE JORNALISMO AMBIENTAL "CHICO MENDES". Os demais cursos deverão acontecer naturalmente, na medida do interesse de organizações parceiras e financiadoras, e em breve esperamos poder oferecer o curso de forma livre, onde a REBIA cobrará apenas  os custos de sua execução, sem fins lucrativos, como tudo o que fazemos.

Por Vilmar Berna (vilmar@rebia.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário