Jovens empreendedores brasileiros poderão concorrer a prêmio de
500 mil euros do 8º Desafio Verde Internacional da Loteria de
Código Postal
500 mil euros do 8º Desafio Verde Internacional da Loteria de
Código Postal
As inscrições para o concurso poderão
ser feitas online até junho.
ser feitas online até junho.
SÃO
PAULO, 02 de abril de 2014 – As inscrições para o 8º Desafio Verde
Internacional da Loteria de Código Postal (8th
International Postcode Lottery Green Challenge) estão abertas para os
jovens empreendedores de start-ups que contemplam nos seus planos de negócios a
redução de CO2. O desafio está à procura de produtos ou serviços que
combinam sustentabilidade, empreendedorismo e criatividade. O vencedor
dessa competição internacional será premiado com 500.000 euros para desenvolver o seu produto ou serviço e trazê-lo
para o mercado. A organização também concederá 200.000 euros a um ou dois vice-campeões. Os participantes
podem submeter seus planos de negócios no site www.greenchallenge.info até 3 de junho. Os jurados apresentarão o
vencedor no dia 11 de setembro, em Amsterdã.
O Desafio Verde
Internacional da Loteria de Código Postal é a maior competição mundial
anual para empreendedores sustentáveis que podem instigar a mudança. É uma
campanha global desenvolvida pelo Postcode Lottery e
suportada por Richard Branson e Bill Clinton para
incentivar jovens empreendedores do mundo todo a desenvolver planos
de negócios que enderecem os desafios ambientais, na expectativa de mudar
para melhor a forma como o mundo faz negócios. Um dos principais
objetivos para os jovens empresários é o desenvolvimento de novos produtos,
serviços ou inovações que ajudarão a reduzir gases de efeito
estufa e o combate às alterações climáticas.
Os jovens empreendedores
brasileiros também poderão concorrer com seus planos de negócios ao prêmio de
500.000 euros. O Desafio já recebeu inscrições de brasileiros em edições
passadas. Para ter a chance de vencer, os produtos ou serviços devem reduzir as emissões de gases de
efeito estufa e estarem aptos a entrar
no mercado dentro de dois
anos.
Seleção
Para
se inscrever, os empresários devem enviar seus planos de negócios detalhados
por meio do site:
Em
agosto, serão selecionados de cinco a sete finalistas que irão apresentar seus
planos perante o júri internacional, público e imprensa, no dia 11 de setembro,
em Amsterdã.
Defensores
O ex-presidente americano, Bill Clinton, revelou seu orgulho em
constatar que o Desafio Verde Internacional da Loteria de Código Postal (Postcode Lottery Green Challenge) se
estabeleceu rapidamente como um importante concurso internacional verde. “O concurso incentivou os empreendedores
sociais de todo o mundo a transformar ideias em invenções fascinantes e
extremamente poderosas que reduzem o CO2. Tenho certeza de que esse evento vai
continuar estimulando mentes inteligentes a realizar o seu potencial e ajudar a
criar um mundo mais verde e mais saudável para todos nós", declarou
Clinton.
Sir Richard Branson, fundador do grupo
Virgin, foi jurado das edições de 2007 e 2013 do Desafio Verde Internacional da
Loteria de Código Postal (Postcode
Lottery Green Challenge), e compartilha do mesmo ponto de vista. "As pessoas não vão parar de consumir.
Em vez disso, devemos oferecer ao consumidor uma alternativa verde para deter
as mudanças climáticas. O Desafio Verde tem como intenção estimular o
desenvolvimento dessas alternativas", destacou ele.
Vencedores
de 2013
No ano passado, a empresária
americana Ginger
Dosier ganhou o prêmio de 500.000 euros pelo seu revolucionário
processo de produção de tijolos. Sua empresa, a BioMason, oferece uma alternativa
limpa para os processos atuais de queima que geram emissões maciças de CO2 a nível
mundial. Os holandeses Wolbert
Allaart e Patrick
Heuts receberam 100.000 euros, como vice-campeões. Allaart pela sua
nova técnica de geração de energia eólica e Heuts pelo seu sistema inovador de
propulsão para barcaça.
Sobre a Loteria Holandesa
de Código Postal
A Novamedia, empresa
holandesa criada em 1983, é a fundadora da Loteria Holandesa de Código Postal
(Dutch PostCode Lottery), lançada em 1989, para arrecadar
fundos para instituições de caridade que trabalham para a
sustentabilidade ambiental. A empresa objetiva configurar e
operar loterias de caridade em todo o mundo, a fim de arrecadar
fundos para instituições de caridadee aumentar a consciência sobre o
seu trabalho.
Nos 25 anos desde que foram
lançadas as loterias de caridade da Novamedia, foram doados mais de 6,1 bilhões
de euros para mais de 264 instituições de caridade que trabalham para apoiar as
pessoas, o meio ambiente, a cooperação para o desenvolvimento, desporto e saúde,
cultura e bem-estar.
A Loteria Holandesa de
Código Postal, por sua vez, arrecadou mais de 4 bilhões de euros para
organizações que trabalham em nome do ser humano e do meio ambiente. Dentre
elas, a UNICEF, WWF, a Anistia Internacional, os Médicos Sem Fronteiras, entre
outros.
Na Loteria de Código Postal se
concorre com seu próprio código postal. A cada mês vários códigos postais são
sorteados e ganham prêmios. Quanto mais bilhetes de loteria se adquirir, maior é
o valor do prêmio. O objetivo principal de uma loteria desse tipo é arrecadar
fundos para organizações de caridade. Uma parte substancial das vendas é
direcionada para essas instituições. Como padrão, dependendo da legislação do
país e do tipo de loteria, um mínimo de 20% do arrecadado é direcionado para
instituições de caridade.
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