quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Se liga nestes sites!

  • Freeplay Music - criado nos EUA, virou uma febre entre cineastas e videoartistas do mundo todo. Com mais de três mil músicas no acervo, é uma ótima fonte para compor trilhas sonoras. O uso é liberado desde que não haja interesse comercial (neste caso, é preciso negociar). Vale, portanto, para filmes institucionais, trabalhos de faculdade, projetos educativos, etc.
  • AcervoHQ - No ano 2000, o desenhista André Diniz abriu uma editora para publicar suas próprias histórias, porque achava que o mercado editorial não ligava muito para o assunto. A Nona Arte logo ganharia um site e passaria a postar quadrinhos de outros autores, chegando a um total de 450HQs digitalizadas.
  • Internet Archive - Fundado há mais de dez anos nos EUA, é um dos principais bancos de multimídia do mundo. O acervo inclui livros, periódicos, músicas e outros arquivos de áudio, além de filmes, softwares e versões de sites que já até sumiram da rede.
  • Open Course Ware - Este site oferece o conteúdo de alguns cursos, de graça, na internet. O consórcio reúne a Universidade de Yale, a Escola de Direito de Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, entre outros. Neste ano também passou a reunir a Fundação Getúlio Vargas.
  • Futuratec - "Passagem para..." programa do Canal Futura em que o jornalista Luís Nachbin passeia por diferentes países, pode ser baixado na Internet, gravado em formato VCD e visto a qualquer hora, na televisão da sua casa.
  • Pirex - Desiludido com a influência cada vez maior da publicidade nos meios de comunicação, o jornalista Pedro Bayeux decidiu abraçar a cultura livre. Descobiru um universo tão rico que não pára de produzir documentários sobre o tema e exibi-los na rede. Blog com arquivos de vídeo, o Pirex tem documentários como "Compre-me, eu vontade de morrer" que fala sobre o consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário