quarta-feira, 9 de março de 2011

Consumo consciente, sociedade sustentável


Da Agência Ambiente Energia – Em entrevista exclusiva à Agência Ambiente Energia, Elias Fajardo fala sobre a relação de consumo com a sustentabilidade ambiental e social. Seu livro Consumo consciente, comercio justo – conhecimento e cidadania como fatores de produção, lançado pela Senac Nacional, traz entrevistas com o economista, professor e consultor da Organização das Nações Unidas (ONU), Ladislau Dowbor; a socióloga Fátima Portilho; Leticia Casotti, especialista em comportamento do consumidor; Johann Schneider, consultor internacional de comércio justo, e o engenheiro Renato Regazzi, responsável pelos programas de Cadeias Produtivas e Arranjos Produtivos Locais do Sebrae Rio.
Nelas são debatidas a nova economia que busca qualidade de vida e solidariedade. O consumo já é entendido como exercício de cidadania e o comércio se reformula para reforçar seu caráter de troca e convivência. Nesse cenário, o conhecimento é um fator de produção da maior importância. O livro apresenta experiências bem-sucedidas nestas áreas no Brasil e no mundo.
Elias Fajardo é jornalista, escritor e artista visual. A partir de 1970, trabalhou na Bloch Editores, no Jornal do Brasil como subeditor de política internacional, no jornal O Globo como repórter especial do Segundo Caderno e da Editoria Geral e foi editor das revistas mensais Ecologia e Desenvolvimento e Cadernos do Terceiro Mundo durante seis anos. De 1996 a 2005, foi chefe de redação do programa de televisão Globo Ecologia. De 1998 em diante, tornou-se colaborador das revistas Diga Lá e Senac e Educação Ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário