domingo, 11 de agosto de 2013

Do "manso" ao GUARDIÃO da floresta



Este livro segue como dica de leitura, por retratar um tema importantíssimo sobre nosso histórico ambiental através da vida dos seringueiros, desde a época da 2º Guerra, em que eram considerados os "Soldados da Borracha", até o surgimento do movimento liderado por Chico Mendes. Segue a sinopse:

O trabalho de doutoramento intitulado Do “manso” ao guardião da floresta é um estudo sobre o processo de transformação social do sistema seringal, a partir do caso da Reserva Extrativista Chico Mendes. Metodologicamente são ressaltados aspectos constitutivos da simbologia que caracterizou a luta política dos seringueiros liderada pelo ativista. A conquista da identidade de seringueiro legitima as construções culturais desses homens e mulheres como “crias” e “criaturas”, não apenas do seringal como “mansos”,  mas da floresta como “guardiões”.

A partir da defesa de um patrimônio regional contra a devastação operacionalizada pelos “paulistas invasores”, os seringueiros puderam ser reconhecidos no mundo dos ecologistas e dos defensores da biodiversidade como heróis, posto que, “guardiões” da última floresta tropical do planeta.

Sua autora – (Benedita Maria Gomes Esteves) – nasceu em Xapuri, no Acre, é descendente de seringueiros e foi ativista, juntamente com Chico Mendes e Marina Silva.

Esta belíssima obra encontra-se à venda na Livraria Leonardo da Vinci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário