terça-feira, 22 de abril de 2014

"EU ESTOU VIVO!"


Esta terça-feira, 22 de abril, marca o Dia da Terra, conhecido oficialmente como Dia Internacional da Mãe Terra. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2009 para marcar a responsabilidade coletiva a fim de promover a harmonia com a natureza e a Terra, além de alcançar um balanço entre economia, sociedade e ambiente.

Para marcar a data, artistas brasileiros como Caetano Veloso, Lenine, Emicida, Criolo e Pretinho da Serrinha se reuniram na Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, com o objetivo de criar um videoclipe com foco na preservação da natureza. A iniciativa é da organização não governamental Rainforest Alliance.

Intitulado Eu estou vivo, o videoclipe foi concebido pelo produtor Andres Levin (vencedor do Grammy), que dirigiu e produziu o filme ao lado de Paula Lavigne e Fernando Young. A Rainforest Alliance trabalha em parceria com instituições brasileiras sem fins lucrativos, como o Imaflora, no sentido de auxiliar as comunidades florestais e preservar a biodiversidade. 


No dia 22 de abril de 1969, 20 milhões de pessoas nos Estados Unidos saíram às ruas para protestar em favor de um planeta mais saudável e sustentável.

"Eu sinto que é realmente tempo para todos nós acordarmos e fazermos o que for necessário. Estamos todos conectados. Somos todos um. E a nossa saúde depende da saúde do nosso planeta", destacou a modelo Gisele Bündchen, que integra o conselho do Rainforest Alliance.

"O Dia Internacional da Mãe Terra é uma chance de reafirmar nossa responsabilidade coletiva para promover a harmonia com a natureza em um tempo em que nosso planeta está sob ameaça da mudança climática, exploração insustentável dos recursos naturais e outros problemas causados pelo homem. Quando nós ameaçamos nosso planeta, minamos nossa própria casa - e nossa sobrevivência no futuro", ressaltou mensagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Histórico

Contudo, a história dessa comemoração é bem mais antiga. O primeiro Dia Nacional da Terra ocorreu em meio ao movimento hippie americano, em 1970. Se por um lado a música e os jovens eram engajados, de outro os americanos viviam com seus carros com motor V8 e a indústria despejando produtos poluidores com pouco medo de represálias legais.

A ideia de uma data para marcar a luta pelo ambiente veio do senador Gaylord Nelson, após este ver a destruição causada por um grande vazamento de óleo na Califórnia, em 1969. Ele recebeu o apoio do congressista republicano conservador Pete McCloskey e recrutou o estudante de Harvard Denis Hayes como coordenador da campanha.

No dia 22 de abril, 20 milhões de pessoas nos Estados Unidos saíram às ruas para protestar em favor de um planeta mais saudável e sustentável. Milhares de escolas e universidades organizaram manifestações contra a deterioração do ambiente e engrossaram os grupos ambientalistas. Foi um raro momento que juntou até mesmo democratas e republicanos.

O resultado prático foi a criação da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos e dos atos do Ar Limpo, Água Limpa e das Espécies Ameaçadas. "Foi uma aposta", lembra o senador, "mas funcionou."

                                                                                 Fonte: EcoD, abr/2014


********************************************************************************************* 


No dia 22 de abril, é celebrado o Dia da Terra


Uma data importante para refletirmos sobre nosso belo planeta e sobre como estamos usando os nossos recursos naturais, especialmente a água e o solo. 


Os desafios ambientais que enfrentamos são enormes, como desmatamento, poluição, mudanças climáticas, e nossas atitudes no dia a dia podem ajudar e fazer diferença nesse cenário. 

Temos que incentivar o uso de formas limpas e alternativas de energia para diminuir nossa dependência dos combustíveis fósseis, responsáveis pela emissão de gases estufa que causam o aquecimento global, proteger nossas florestas, nossas espécies e nosso bem mais precioso: a água.

Água para todos 


Segundo a Agência Nacional de Águas, cerca de 1400 municípios brasileiros já sofrem com o racionamento de água. A expectativa é que em 10 anos o sistema de abastecimento público não consiga atender a demanda de mais de 2800 cidades. A pesquisa IBOPE encomendada pelo WWF-Brasil em 2012 revela que 80% da população brasileira acha que a água pode faltar no futuro e 70% destes acham que o desperdício é a principal razão. Só que mesmo assim, um terço da população ainda demora mais de 10 minutos no banho. Um banho de 15 minutos gasta 135 litros em média. 


Mais do que economizar na torneira, nós devemos ajudar na preservação da água desde a suas nascentes apoiando ações e organizações que estejam trabalhando com isso na sua cidade, como por exemplo, cobrando a criação de parques e reservas em regiões de nascentes e mananciais. 

Desde 2002, o programa Água para Vida, do WWF-Brasil, conta com importantes parcerias corporativas e de instituições financeiras como o Grupo HSBC, Ambev e Banco do Brasil. Nos primeiros dez anos do programa, o WWF Brasil apoiou a recuperação de 12 nascentes no rio Cabaçal, rio este que integra o complexo das cabeceiras do Pantanal. Hoje esse trabalho está sendo replicado para 25 municípios da região por meio de um pacto envolvendo vários setores da sociedade. No Distrito Federal, em parceria com Ambev foram recuperadas áreas degradadas da micro bacia do Crispim importante manancial de abastecimento regional. O WWF-Brasil também apoia a boa governança das águas Brasil afora. Ajudamos a desenvolver o Plano de Águas do Acre, o primeiro da Amazônia e a criação do Comitê de Bacia Lagos São João, na região dos Lagos do Rio de Janeiro que resultou no maior índice de esgoto tratado do estado e um dos maiores do país: 70%. 

O programa Água para a Vida, do WWF-Brasil, apoia governos para a melhoria da gestão das águas, apoia as empresas para melhoria de eficiência da água em seus processos produtivos, fortalece a opinião pública por meio de campanhas e ações educativas e ajuda a preparar o país para os desafios das mudanças climáticas e os riscos de desabastecimento e enchentes nas cidades.


Fonte: WWF, abr/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário