domingo, 29 de novembro de 2015

Marcha Mundial pelo Clima, COP 21 e a importância e o engajamento da nova geração

Quero dar meus parabéns a todos que participaram da Marcha Mundial pelo Clima em todas as cidades do mundo, mas especialmente aos jovens, possuidores de corações e mentes inovadoras, cheios de força e esperança. Grande parte dos organizadores deste evento aqui no Rio foi composto por essa juventude querida, geração vanguarda que trabalha muito em prol da construção de um planeta mais justo, pacífico, igualitário e sustentável. 

Abaixo, publico um texto do Grupo ENGAJAMUNDO, uma "ONG formada por jovens e para jovens", como o próprio autor do artigo – Marcelo de Medeiros – coordenador do GT do grupo, define a organização.

É um texto lindo, que me emocionou, me encheu de esperança, e que por isso mesmo, merece todo o destaque:

 Um novo mundo está por vir


Desde que comecei a trabalhar e a estudar sobre mudanças climáticas as pessoas me perguntam: e aí, quanto tempo esse mundo ainda terá até que tudo entre em colapso? Eu então olho pro lado e vejo dezenas de jovens brasileiros mobilizados e com brilhos nos olhos para falar sobre o tema para outros jovens de modo a também convidá-los para serem atores ativos para encontrar soluções para os desafios que já enfrentamos.

O Engajamundo é uma ONG brasileira formada por jovens e para jovens. Por meio do nosso trabalho de formação, mobilização e ativismo, acreditamos que a juventude brasileira se sinta mais aproximada com o tema através de uma linguagem dinâmica e direta, podendo a partir disso buscar meios concretos para começar a mudar seus hábitos e seu ambiente ao redor. Já realizamos formações e ações sobre as mudanças climáticas nas cinco regiões do país, seja em comunidades tradicionais, com povos indígenas, nas periferias, em todo lugar, pois a participação de todos é vital para que uma mudança efetiva seja realizada.

Nelson Mandela uma vez disse que “algumas vezes cabe à uma geração ser grande”. Nós sabemos que grande parte desses problemas não foram causados por nossa geração, mas mesmo assim não estamos de braços cruzados apontando culpados ou esperando soluções mirabolantes enquanto o mundo sofre cada vez mais as consequências das mudanças climáticas e outros impactos ambientais. TENHO CERTEZA QUE ESSA GERAÇÃO E AS FUTURAS SERÃO GRANDES!

Ano passado, na COP 20 em Lima, me dei conta de que nós, jovens do mundo inteiro, estamos fazendo um trabalho muito melhor e eficaz do que muitos governos, pois realmente acreditamos que somos parte da solução! E quando você muda o prisma, passando a ver e entender as mudanças climáticas como uma chance de começar novamente, de criar sociedades que preservem e sejam conectadas com a natureza, aí a mágica acontece: todo o clima apocalíptico que envolve o nosso futuro começa a se tornar bem iluminado, no qual cada um faz sua parte e espalha essa nova ideia. É assim que trabalhamos aqui no Brasil, empoderando jovens sobre o tema e compartilhando experiências de como podemos reverter esse quadro de uma forma positiva.

Cada vez fico mais convicto de que o mundo nunca mudou por causa de tratados, acordos ou protocolos, mas sim pelo ímpeto de pessoas que acreditaram em uma causa e lutaram por seus ideais.  O mundo está cheio de diplomatas e experts sobre mudanças climáticas, mas eles estão conseguindo limitar as emissões? Não, elas só tem aumentando ao longo do tempo.

A verdadeira revolução começará quando a sociedade civil compreender a força do seu poder transformador e uma nova mentalidade emergirá criando um novo mundo. A transição para esse admirável mundo novo já começou, embora esteja a passos lentos. A juventude vem mostrando sua força e acredito que ela seja a grande mola propulsora que irá agilizar esse processo, guiando com coragem a humanidade para um mundo melhor, igualitário e de fato sustentável.

(Fonte: Engajamundo, nov/15)


*******



Rio de Janeiro: Praias de Ipanema e Copacabana

Ética, externalidades e a Conferência do Clima de Paris (Observatório do Clima, nov/15)
(EcoD, nov/15)
• Caribe decidido a obter 1.5ºC em Paris (Envolverde, nov/15)
• Planeta esgotado (EcoD, nov/15)
























2 comentários:

  1. Oi Jackie, a marcha foi ótima, demos nosso recado e recebemos apoio das pessoas na rua. Fiquei muito feliz com tantos participantes. Adorei te conhecer! Beijoss

    ResponderExcluir
  2. Mari, também fiquei muito feliz pelo número de participantes e pelo apoio de quem estava na rua! Isso foi bom porque deu maior visibilidade à marcha! Saiu na 1ª página do O Globo do dia 30/11!! Trabalho de formiguinha, mas com confiança, determinação e fé, alcançaremos nosso objetivo!! Estamos todos juntos buscando construir um planeta mais justo, pacífico, fraterno, igualitário e sustentável! Vamos em frente!!! Também adorei te conhecer!! Grande ECO abraço pra você!!

    ResponderExcluir