domingo, 20 de dezembro de 2009
10 milhões de assinaturas
Campanha TicTac entrega aos grandes líderes em Copenhague 10 milhões de assinaturas que foram recolhidas em todo o planeta. Aproveito para agradecer a todos que participaram desta grande campanha e dizer que não desanimem! A COP 15 não foi o que gostaríamos que fosse, mas nunca na história deste planeta houve tanta mobilização de ongs e de toda a sociedade civil. E é essa mobilização que irá fazer pressão para que as coisas realmente mudem e tomem um outro rumo. Vamos continuar a lutar! (Jackie Gaia, 20/12/09)
domingo, 6 de dezembro de 2009
É amanhã!!!!!!
Faltam poucas horas pra decidirmos nosso futuro! Vamos pressionar, agir, torcer! A hora é essa! O mundo deve se unir e agir agora!
Campanha de Ongs ambientalistas critica hesitações de líderes mundiais
As ONGs ambientalistas Greenpeace e TicTacTicTac (organização que nos Estados Unidos se chama TckTckTck) criaram outdoors que criticam a falta de ações mais concretas dos líderes mundiais contra o aquecimento global. Ao lado de fotomontagens com líderes como Barack Obama, presidente dos EUA, em 2020 (já com os cabelos brancos), o texto diz: "Desculpe, nós poderíamos ter impedido mudanças climáticas catastróficas... mas não impedimos". (Fonte: http://g1.globo.com/)
Índia finalmente se manifesta!
domingo, 29 de novembro de 2009
Boas novas! Ainda há esperança!
Boas notícias para o planeta! Estados Unidos voltaram atrás e se "comprometeram" (mesmo sem a aprovação definitiva do Senado americano) a reduzirem suas emissões em 17% tendo 2005 como ano base. No dia seguinte, a China, como que embalada pelo compromisso da maior economia do mundo, anunciou metas voluntárias de redução entre 40 e 45% também tendo como base o mesmo ano.
Na verdade, se compararmos a meta dos EUA no ano base de 1990, o qual está sendo utilizado pela União Européia (que já se comprometeu com uma redução de 20% até 2020), significa uma redução tímida de 3 a 4%. De qualquer forma, é melhor que nada. Um grande salto foi dado desde a Era Bush, não podemos negar.
Em relação a China, sua meta voluntária significará que este país vai estar emitindo em 2020 40% mais CO2 do que nos dias atuais. Apesar disso, sem esta redução tudo ficaria muito pior.
Agora falta a Índia se manifestar, já que é o único grande país em desenvolvimento que ainda não tem planos ou metas para combater as mudanças climáticas. (Jackie Gaia, 29/11/09)
domingo, 22 de novembro de 2009
Novo site de busca ecológico!
Há 14 dias de decidir nosso futuro...
Austrália enfrenta a pior seca da sua história!
A água vai valer mais que o petróleo!
Água: em alguns lugares ela já não existe mais!
Índia, Sudão, Nigéria e Kenya são alguns dos lugares onde a água já é escassa. Na Áustria, os glaciais que abastecem de água a Europa perderam mais da metade do seu volume no século passado, assim como em outros lugares do mundo como nos Andes.
Planeta Terra PARA SEMPRE...
Um minuto pelo clima
A Casa Encolhendo
domingo, 15 de novembro de 2009
domingo, 1 de novembro de 2009
Por uma nova ordem mundial
terça-feira, 20 de outubro de 2009
De olhos e ouvidos no clima!
Campanha Tic Tac
domingo, 4 de outubro de 2009
Sementes de uma nova era
domingo, 13 de setembro de 2009
Todos nós precisamos fazer a nossa parte!
Conta do clima chega a U$S 300 bilhões por ano. Valor não deve ser alcançado na reunião de cúpula da ONU em dezembro.
Colapso climático da civilização - 3 bilhões sem água em 2025.
Mudanças climáticas já matam 315 mil por ano. Número deve dobrar em 20 anos, atingindo 10% da população do planeta. Países pobres são mais afetados.
sábado, 12 de setembro de 2009
Fuga em massa do calor - Mundo terá pelo menos 200 milhões de migrantes climáticos em 2050
Segundo um documento divulgado pela Conferência das Nações Unidas sobre o Clima em Bonn na Alemanha em junho deste ano, o número de migrantes climáticos seria entre 200 a 700 milhões de pessoas nos piores cenários em 2050. Se nada for feito, esta pode ser a maior migração humana já registrada na História. Isto já está começando a acontecer e irá se intensificar, segundo os cientistas, principalmente nas populações que vivem em deltas de grandes rios e estariam sujeitas as inudações por conta do derretimento de geleiras, aos habitantes dos desertos que podem sofrer mais com a seca e aos que moram em ilhas que podem ser submersas pela elevação do nível do mar. Segundo o relatório, nada menos que 40 estados insulares podem desaparecer se a elevação do mar ultrapassar dois metros. Nas Maldivas, uma cadeia de 1200 atóis no Oceano Índico, o governo já tem planos para abandonar algumas ilhas ou mesmo mover a populacão inteira - de 300 mil habitantes - para outro país. (texto adaptado do Jornal O Globo, junho de 2009).
O impacto do aquecimento global nos animais
As mudanças climáticas ameaçam algumas das espécies mais conhecidas da Terra. Muitos podem sofrer grandes perdas ou desaparecer caso não se combata eficiente e urgentemente os efeitos do aquecimento global. O alerta está no relatório "Mudanças Climáticas e Espécies", lançado pela WWF.
Algumas das principais manchetes do Jornal O Globo sobre aquecimento global neste ano:
segunda-feira, 7 de setembro de 2009
- Que é 90 milhões o número de celulares desativados e não reciclados no Reino Unido?
- Que os jovens brasileiros parecem estar mais cientes do problema da escassez de água? Jovens entre 16 a 24 anos tomam banho em cerca de 13 minutos, dois a menos que 2008.
- Que o documentário "Uma Verdade Inconveniente" vai virar ópera em 2011?
- Que o Brasil é possuidor dos únicos recifes de corais do Atlântico Sul e o extremo sul da Bahia é a maior e mais rica área?