![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjhQuQsRwg23VbeVSPwqZ3Zt5nd3HT41lEqUVWeeOUb4uuYRsIgR4Qf579WZF63pLUOtPrYljuK4fiFOsctWlxKRwQ9a-dtqvreUZwfa6h8Z9lNwaTdjdeLQSOB0NyuI2K72aJKci5mTvsE/s400/Aquecimento+Global+2+menor.gif)
Agora, no fim do ano em dezembro, em Copenhague na Dinamarca, haverá a Conferência das Partes 15 (COP 15) onde representantes de diversos países do mundo, inclusive o Brasil, vão discutir um tratado que substituirá o Protocolo de Quioto que expira em 2012. Neste documento, os países desenvolvidos se comprometeram a diminuir suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 5,2% em relação aos níveis de 1990. Agora, no próximo tratado, serão necessárias metas mais ambiciosas dos países desenvolvidos e a cobrança de metas menos pesadas aos grandes países emergentes como o Brasil, que já é o quarto maior emissor de GEE do mundo por conta do desmatamento. A temperatura da Terra já aumentou cerca de 0,7ºC e com essa elevação já somos capazes de começar a sentir os efeitos das mudanças climáticas: aumento da densidade e da quantidade de tornados e furacões, desequilíbrio no regime de chuvas causando enchentes e secas extremas, derretimento das geleiras, perda da biodiversidade, elevação do nível do mar, dentre outros problemas. O que se espera chegar com esse novo acordo é que medidas sejam tomadas a fim de que a temperatura não ultrapasse os 2ºC, o que já será catastrófico, fazendo com que soluções urgentes sejam aplicadas para a adaptação da população a essas mudanças. No entanto, a grande questão é: NÃO TEMOS MAIS TEMPO PRA ESPERAR!!! PRECISAMOS AGIR AGORA!!! OS PRÓXIMOS 10 ANOS SERÃO DECISIVOS PARA O FUTURO DA HUMANIDADE! Senão, a próxima espécie que poderá se extinguir do planeta será a do Homo Sapiens.
Por conta disso, clique aqui e participe de uma abaixo-assinado dirigido ao Presidente Lula solicitando medidas enérgicas e urgentes em nosso país e que juntos consigamos pressionar os outros países para que se estabeleça um acordo global eficiente sobre o clima em Copenhague. Além disso, haverá manisfestações em diversos locais onde poderemos participar mais efetivamente. Inscreva-se! Tome uma atitude! Se corrermos e nos mobilizarmos, ainda há tempo de transformar nosso planeta em um lugar mais equlibrado, justo e sustentável.