sábado, 7 de julho de 2012

TED Damian Palin - Extraindo minerais da água do mar

O mundo precisa de água potável e, para suprir a demanda, alguns países já estão retirando o recurso dos oceanos, removendo seus sais e usando-a para o consumo. Mas o que fazer com a salmoura, o resíduo que é deixado para trás nesse processo?
Nesta pequena e intrigante palestra, o TED Fellow Damian Palin propõe uma ideia: Minerar a salmoura para extrair outros minerais que precisamos com a ajuda de algumas colaborativas bactérias “comedoras de metal”.
Logo no início da apresentação, o engenheiro exibe um vídeo com cenas de bactérias acumulando minerais do seu ambiente através do processo de metabolização. Enquanto fazem isso, elas criam uma carga elétrica que atrai metais do seu ambiente local e se acumulam na superfície da bactéria.
O que ele propõe é aplicar o mesmo princípio no processo de dessalinização da água do mar, gerando, além de água potável, metais como cálcio, potássio e magnésio extraídos da salmoura. Em larga escala, isso pode significar uma receita de 4,5 bilhões de dólares em mineração para um país como Cingapura - que não tem qualquer recurso natural.
“Eu quero que vocês imaginem uma indústria de mineração de uma forma que nunca tinha existido antes, que não precisa contaminar a Terra, com bactérias nos ajudando a fazer isso ao acumular, precipitar e sedimentar minerais da salmoura de dessalinização. Uma mineradora que está em harmonia com a natureza.”




Nenhum comentário:

Postar um comentário