quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

RENOVE-SE!


Os vídeos abaixo foram postados visando chamar a atenção em relação ao comportamento humano. O do TED fala sobre trabalho escravo que ainda existe em pleno século XXI e a animação canadense conta a história de um homem que começou a plantar árvores em sua cidade deserta, transformando-a, com o passar dos anos, em um lindo e aconchegante lugar.

Estes vídeos contam histórias totalmente paradoxais. Retratam como a humanidade pode ser mesquinha, preconceituosa, gananciosa e egoísta, mas também fraterna, solidária, humilde, maravilhosa... Isto depende somente de nós!

Podemos deixar de utilizar a competição o tempo todo e passar a usar a cooperação... Deixar de usar o poder e o dinheiro para humilhar o próximo... Podemos nos doar mais, deixar de olhar um pouco para o nosso próprio umbigo e ver além...

Li o que escrevi hoje aqui, e observei que a maior parte das notícias é um pouco pessimista...  Sim, é a realidade, os números não enganam, estamos passando talvez pelo maior problema que a humanidade já enfrentou... e a minha intenção, ao escrever, ao postar artigos, notícias e vídeos é tentar educar, comunicar e informar as pessoas, servir como um alerta para que todos nós acordemos e passemos a enxergar o mundo de uma outra forma.

E o que mais precisamos no momento é de uma grande mudança estrutural, relacionada à hábitos, valores e comportamentos, além da urgência que requer essa transformação, pois os problemas ambientais estão acontecendo em uma velocidade muito superior à empregada pelas ações que deveriam estar ocorrendo em prol da sustentabilidade.

A grande questão é que parte da humanidade ainda não consegue enxergar a relação existente entra ela mesma e o ambiente que a cerca e que é responsável pela sua própria qualidade de vida, através da sua forma de agir. Faz-se necessária uma mudança de paradigma, por meio da construção de uma nova postura reflexiva que se apóie no padrão ecológico, priorizando as relações e trabalhando o conceito ambiental, ultrapassando o mero comportamento humano, mas incluindo sistemas funcionais dentro dos ambientes.  É preciso sair desta situação de imediatismo e elevar o homem a sua máxima potencialidade, a fim de construir positivamente uma nova forma de pensar e agir, respondendo a este novo meio ecologicamente compatível que envolve crescimento psicológico, intelectual e espiritual e a percepção de que o ser humano é parte do planeta e que ele também está dentro de nós.

O que se espera é que as redes de comunicação, educação e informação sejam responsáveis pela mudança de paradigma que estamos precisando fazer com urgência. É importante que a percepção ambiental se dê à nível cultural, isto é, que esta mudança esteja interiorizada nos hábitos, valores e nas crenças do indivíduo. É preciso alterar o pensamento antropocêntrico atual, o qual manteve no homem uma visão distorcida dele mesmo, mantendo-o como centro de tudo, observando a natureza como algo exterior a ele e como simples fonte de utilização de recursos naturais. A Ecologia Profunda, a qual compreende os seres vivos como parte integral de um “todo”, possui a importante missão de acabar com a visão de que o ser humano é mais importante do que os outros seres terrestres, fazendo com que ele perceba que todo e qualquer elemento tem sua função nos ecossistemas e que todos os organismos são necessários para o pleno funcionamento da vida.

Não quero somente apontar os problemas! Quero ser ouvida, quero participar, quero agir, quero ser parte da solução!

E acredito no ser humano, na sua capacidade de transformação... vejo e digo por mim mesma... a mudança depende exclusivamente de nós!

“Devemos ser a mudança que queremos ver no mundo”, já dizia o sábio Mahatma Gandhi.

Que iniciemos 2013 com um novo pensamento, com novos hábitos e valores, porque aqueles que acreditam que podem mudar o mundo, são os que realmente conseguem.

Jackie Gaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário