terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Esperança e inspiração


Abaixo estão artigos e reportagens que selecionei referentes à questões ambientais graves e preocupantes, com o propósito de lembrar que precisamos continuar a refletir sobre estes assuntos e principalmente a agir, mas também quis colocar mensagens de esperança, de coragem e de mudança. Antes de tudo, acho que precisamos sempre acreditar e confiar que as transformações necessárias para o planeta irão acontecer à contento. Porém, é preciso acreditar, mas sem deixar de fazer, de agir, de lutar. Ação é a principal atitude!

Vemos nos jornais muitas coisas ruins acontecendo, entretanto, nos meus poucos e densos anos de estrada na área ambiental, pude perceber quantas pessoas estão fazendo tantas coisas boas por aí, pelo mundo, mas que nem sempre aparecem. E quando começamos a tomar conhecimento disso, quanto é gratificante! Nos traz esperança e a nossa fé se renova!

Gostaria de agradecer a todos que me inspiram e a tudo que me dá força: ao Chefe lá de cima que me ilumina, aos meus familiares e amigos que são o meu suporte, a todos os meus professores de todas as épocas da minha vida que me ensinaram e que ainda me ensinam tanto, à pessoas especiais que conheci, que admiro demais e que aprendo muito com eles, como André Trigueiro e Vilmar Berna, aos seres que já estão em outro plano, mas que sempre me espelho neles – Buda, Gandhi, Chico Xavier, Martin Luther King, Madiba, Chico Mendes e tantos outros... às músicas que ouço com o coração, aos livros e artigos que me tocam a alma, aos vídeos, filmes e imagens que mexem com o meu espírito e me fazem chorar de emoção...

Que neste ano de 2014 possamos refletir sobre o que já fizemos e o que ainda poderemos fazer para mudarmos para melhor. Que cada um de nós possa fazer nossa transformação pessoal para que juntos consigamos mudar o mundo e contribuir para a construção de um planeta mais justo, igualitário, solidário, fraterno, sustentável.

Muita paz, Jackie Gaia


Em vídeo curto e didático, o perigoso estado do planeta (Rebia, dez/13)



COP 19: "Do neutro ao negativo"(Envolverde, dez/13)
• 8 mudanças no mundo provocadas pelo aquecimento global (Rebia, dez/13)
• Meu celular, minha vida (Envolverde, dez/13)
• Exemplos admiráveis, impasses insuportáveis (Envolverde, dez/13)
• Causa da erosão atual dos direitos humanos (Rebia, dez/13)
• Pelo fim do analfabetismo ecológico (Envolverde, dez/13)
• Educação sustentável na prática (Envolverde, dez/13)
• O legado de Mandela é a justiça humana e ambiental (Envolverde, dez/13)
• Perto dos 25 anos da morte de Chico Mendes, biógrafo acredita que luta do ambientalista pouco avançou (Rebia, dez/13)
Nelson Mandela, herói dos direitos humanos e da igualdade (Akatu, dez/13)
• Nelson Mandela, Chico Mendes e a conservação da natureza (WWF, dez/13)
• Continue caminhando (keep walking) (Rebia, dez/13)
• Boas notícias (Rebia, dez/13)
• Depende de nós (Mundo Sustentável, dez/13)
• Felicidade sustentável (Mercado Ético, dez/13)

Nenhum comentário:

Postar um comentário