domingo, 1 de dezembro de 2013

Nem sempre tenho tempo para trabalhar no blog como gostaria. E justamente no mês em que se comemora o consumo consciente, não consegui postar quase nada. Porém, mesmo com atraso na postagem, este assunto sempre é atual e extramente importante. Separei então, alguns artigos e reportagens que achei interessantes para ler, refletir e agir. Na verdade, o Dia do Consumo Consciente é apenas simbólico, quando devemos dar ainda mais destaque a este tema tão crucial. O fundamental mesmo é que nos esforcemos para todos os dias mudar nossos hábitos com a finalidade de nos tornarmos realmente conscientes do modo como estamos consumindo os recursos naturais do planeta. Que façamos a transformação em primeiro lugar em nós mesmos e a mudança na Terra será uma consequência.

Gostaria de dar destaque ao dia denominado "Black Friday", ocorrido na última sexta-feira, quando diversos varejistas prometem "descontos incríveis" e o papel da mídia na divulgação deste evento. Nos jornais, na TV, na internet, a publicidade foi massiva, enquanto que o "Dia Mundial sem Compras", que ocorre sempre no último sábado do mês de novembro, ninguém soube ou a grande maioria da população nunca ouviu falar. Ao contrário do "Black Friday", onde a publicidade perversa nos convida a não desperdiçar a oportunidade e irmos às compras, muitas vezes de "necessidades" criadas pela própria mídia, o "Dia Mundial sem Compras" (Buy Nothing Day), ao contrário, faz o convite para que fiquemos "um dia" sem comprar nada. Também é um ato simbólico, contudo, promove a reflexão para todas as questões ligadas ao consumismo.

Ouçam a opinião de André Trigueiro, na Rádio CBN: "Este é um evento que ocorre nos EUA na ocasião do Dia de Ação de Graças e o comércio brasileiro apenas se apropria da data, manipulando os preços em uma verdadeira "Black Fraude". O país precisa é de uma "Holy Friday", com campanhas de consumo consciente."



MÊs do consumo consciente

Para poder fazer escolhas mais adequadas, o consumidor deve ter informações sobre origem, composição, embalagem e destino final dos produtos 

Nodia 15 de outubro é comemorado o Dia do Consumo Consciente. A data foi instituída pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), no Brasil, para conscientizar a população sobre os problemas socioambientais que os padrões atuais de produção e consumo estão causando ao planeta Terra e aos próprios seres humanos.
Para nortear as ações do governo nessa área, o MMA lançou, em 23 de novembro de 2011, o Plano de Produção e Consumo Sustentável (PPCS), documento que articula as ações de governo, do setor produtivo e da sociedade por um Brasil com padrões mais sustentáveis de produção e consumo.
O PPCS tem seis objetivos: fomentar no país as compras sustentáveis; promover a educação para o consumo sustentável; trabalhar a agenda ambiental na administração pública de forma a transformar os prédios e a gestão pública para que se tornem mais sustentáveis; trabalhar o varejo sustentável; aumentar a reciclagem e fomentar novas cadeias produtivas e torná-las fonte de renda para os catadores nos grandes centros.

A origem de tudo

Em 2003, o Brasil aderiu ao Processo de Marrakesh e o MMA comprometeu-se a promover o consumo sustentável como uma das diretrizes da pasta. O documento solicita e estimula que cada país membro das Nações Unidas, subscritor do processo, desenvolva seu plano de ação para promover o alcance de padrões sustentáveis de consumo e produção, alinhados com as necessidades de desenvolvimento social e econômico, dentro, porém, dos limites da capacidade ambiental.
No âmbito internacional, a organização não governamental “Consumers International” (CI) promoveu uma mobilização mundial (“Global Consumer Action Day”) no dia 15 de outubro de 2008, com o objetivo mostrar a importância da educação para o consumo sustentável. O movimento contou com a adesão de mais de 40 instituições membros da CI e outros grupos de consumidores em 33 países.
“Para fazer escolhas mais conscientes o consumidor deve buscar informações sobre a origem e o destino de tudo o que consome”, explica a analista ambiental Fernanda Capdeville, lotada no Departamento de Produção e Consumo Sustentável (DPCS) do MMA. “Pare hoje para repensar seus hábitos de consumo e suas atitudes como cidadão-consumidor”.

Como ser um consumidor consciente

- Leve uma sacola de pano ou plástico reutilizável para o supermercado e evite as sacolinhas plásticas.
- Priorize serviços e produtos de empresas com responsabilidade socioambiental.
- Tente equilibrar a satisfação pessoal com o ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável.
- Consuma alimentos produzidos localmente e dê prioridade aos sem agrotóxico.

Dicas para um consumo consciente da água

- Elimine os vazamentos – um buraco de 2 mm num cano de água desperdiça até 3.2 mil litros por dia, 96 mil por mês – o que representa a água potável para quatro pessoas por 33 anos.
- Não deixe torneiras pingando: uma gota por segundo desperdiça em média 46 litros de água. Em um ano, são 16,5 mil litros.
- Economize água no banho: diminua o tempo ou feche a torneira enquanto estiver se ensaboando. Em 10 minutos, são gastos em média 160 litros de água.
- Escove os dentes com a torneira fechada. A cada dois minutos, são gastos 13 litros de água.
- Vasos sanitários com caixa d’água acoplada e descarga diferenciada gastam menos água.
- Instale torneiras com sensores automáticos (em prédios comerciais).
- Use vassoura para limpar a calçada e o quintal de casa.
- Use bacias ou a própria pia tampada para lavar a louça. Ao lavar a louça durante 15 minutos com a torneira aberta, gastam-se 240 litros de água.

Fontes: Instituto Akatu, Mundo Sustentável e Carbono Brasil (out/13)


Por que consumimos tanto? (Akatu, abr/13)
Em busca do zero sustentável (Akatu, abr/13)
• Consumismo: o "aliciador" de trabalho infantil nas cidades (Akatu, abr/13)
Pense antes de jogar fora (Akatu, abr/13)
• Oito atitudes para tornar sua vida mais sustentável sem gastar nada (EcoD, ago/13)
• Leia o rótulo (O Eco, maio/13)
• Consumidores mais interessados em produtos verdes (O Eco, maio/13)
• Pesquisa Akatu: consumidor valoriza práticas empresariais sustentáveis (Akatu, maio/13)
• Consumidor quer saber origem dos recursos naturais usados na indústria (Akatu, jul/13)
• Seu consumo consciente pode ajudar a proteger as florestas (Akatu, jul/13)
• Um novo paradigma do marketing: a oferta consciente (Akatu, jul/13)
• Cinco lições de sustentabilidade para ensinar às crianças (EcoD, out/13)


Ensine as crianças a não desperdiçar água.
Retire os carregadores da tomada.
Incentive ao conhecimento sobre o meio ambiente.
Habitue a criança ao ato de reciclar.
Alertas as crianças para desligar os jogos eletrônicos quando não estiverem em uso.

• O crescente mercado de produtos orgânicos: o consumidor (Rebia, set/13)
• Por que estamos consumindo mais energia? (Rebia, set/13)
• "Não compramos apenas mercadorias, adquirimos informações" (Akatu, set/13)
• Publicidade terá de informar sobre consumo de energia (Ambiente Energia, set/13)
• Luta por direitos civis levou o consumo consciente para agenda mundial (Akatu, out/13)
• O gosto amargo do açúcar (Envolverde, out/13)
• Publicidade: o doce sabor das grandes tragédias (Envolverde, out/13)
• Quase metade dos brasileiros compra produtos que nunca usa, revela pesquisa (Envolverde, out/13)
• Especialista defende menos consumo em vez do "crescimento disfarçado de sustentabilidade"(EcoD, out/13)
• Movimento global das empresas B chega ao Brasil (Envolverde, out/13)
• Empresas dando as mãos a consumidores no esforço de sustentabilidade (Akatu, out/13)
• Educando para o consumo consciente: aprendizados (Akatu, out/13)
• Garoto ajuda a difundir a alimentação consciente pelo mundo (Akatu, ago/13)
• Gastronomia responsável defende consumo integral de alimentos (EcoD, out/13)
• 10 dados alarmantes que você precisa saber sobre a fome no mundo (EcoD, out/13)


842 milhões de pessoas passam fome no mundo.
1,3 bilhões de toneladas de alimentos são desperdiçados por ano.
Com 1/4 dos alimentos desperdiçados seria possível alimentar todos os 842 milhões de famintos.
É preciso um aumento de 60% da produção para responder às necessidades da humanidade – patamar insustentável.
Se o desperdício de alimentos fosse um país, seria o 3º maior emissor de gases de efeito estufa.
Subnutrição abrange 26% das crianças que apresentam atraso no crescimento. O custo econômico da subnutrição representa de 2 a 3% do PIB mundial.

• Sustentabilidade ambiental faz parte da gestão de marcas globais (Tera Ambiental, nov/13)
• Apenas 5% dos consumidores brasileiros podem ser considerados conscientes (Mundo Sustentável, nov/13)
Edukatu e Brasquem levam Edukatu à Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (Akatu, nov/13)
• Edukatu: consumo consciente nas escolas. Conheça a primeira rede de aprendizagem para o consumo conciente e a sustentabilidade (Mundo Sustentável, set/13)



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